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18 out 2022
25 jun 2020
15 set 2018
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Mestrado em Física pela Universidade de Brasília (2009) e Doutorado em Física na modalidade co-tutella pela Universidade de Brasília (Brasil) e Université Pierre e Marie Curie em Paris (França), 2013. Atualmente é Professora do Magistério Superior na Fundação Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Ensino de Física, atuando principalmente na Formação de Professores.
Linha de pesquisa de atuação
Linha 1.
Atividades e projetos na área de ensino:
1- Proposta de Experimentos de Física no Ensino Médio com Materiais Recicláveis, 2016.
2- Experimentos Didáticos no Ensino de Óptica, 2015.
Prof. Dr. Ariel Adorno, possui graduação em matemática pela UEG (2008), física pela UFMT (2011), mestrado em física da materia condensada (2012), doutorado em física com enfase em simulações quânticas em sistemas de baixa dimensionalidade, PhD em física pela Antwerpen University (2015) voltado para transporte de sistemas de baixa dimensionalidade utilizando propagação de pacotes de ondas gaussianos utilizando teoria de jogos como equilibrio de John Nash e ótimo de Pareto. Pós-doutorado pela UFMT 2015-2016 em sistemas de baixa dimensionalidade e transporte quântico em sistemas nanoestruturados.
Linhas que atua 1 e 2. Atividades e projetos de interese: 1 - Tem interesse na área de ensino na formação continuada, especialmente aplicada a formação de novos subsunçores baseada na teoria de David Ausubel da aprendizagem significativa; 2 - Tem um projeto de extensão na área de astronomia, trabalha em conjunto com o pessoal o PET-Física na parte de orientação de alunos, possibilitando fazer uma integração entre graduação e mestrado profissional, salientando que é responsável por quatro telescópios de longo alcance que é utilizado neste projeto;
3 - Tem interesse na frente de ensino voltada para materiais de baixo custo como método de aprendizagem auxiliar;
4 - Interesse em produção de materias experimentais com coparticipação de empresas/industrias que tenham interesse em aportar projetos na área de física e suas aplicibilidades.
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Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Fundação Universidade Federal de Rondônia, em níveis de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de planejamento em Energia Elétrica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica com biomassa locais, atuando principalmente nos seguintes temas: geração descentralizada, fontes renováveis, energias alternativas, planejamento de sistemas descentralizados de energia elétrica, eficiência energética, cadeias produtivas de biomassa energética.
LInha de pesquisa que atua: Linha 1 e linha 2. Projetos na área: 1-Experimentos de baixo custo para o ensino fundamental: eletromagnetismo. Início: 2016. 2-Uso do Quiz Física como ferramenta de ensino de Física. Início: 2014. Professora Dieime
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Bacharelado em Física pela Lebanese University (LU) em 1999, mestrado em Física Teórica pela American University of Beyrut (AUB) em 2003 e doutorado em Fisica da Matéria Condensada teórica pela Nottingham University (2007). Durante o meu mestrado e PhD trabalhei com fulerenos, especificamente, a teoria do efeito Jahn-Teller, que é devida à interação elétron-onon que provoca a redução tanto da degenerescência eletrónica e da simetria do sistema. Durante minha pesquisa de pós-doutorado, ainda na Universidade de Nottingham, eu comecei a investigar um outro aspeto do efeito Jahn-Teller, o efeito Jahn-Teller Cooperativa (CJTE), que basicamente surge devido à interações de vários centros JT em um cluster de fulerenos. No final de 2009, mudei para o Brasil para uma nova posição de pós-doutorado, onde eu trabalhava em vários projetos no grafeno, incluindo cálculos de estrutura eletrônica de fronteiras de grão e dinâmica molecular de nanotubos de carbono com polímeros nos grupos dos professores Marcos A. Pimenta e Ricardo W. Nunes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG - Brasil. Enquanto isso, estou sempre na procura de trabalhos novos na área do efeito JT, diferente do que eu fiz no passado. Atualmente sou professor Adjunto I, classe 601 ,do Departamento de Física/UNIR. recentemente, minhas areas de pesquisa envolvem interações elétron-fônon, cálculos de estrutura eletrônica de materiais bidimensionais e transições de fase em magnetismo.
Professor Fabricio Moraes de Almeida
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O uso das TICs na formação continuada de profesores formadores. 2012Possui graduação em física pela Universidade Estadual de Maringá(1996), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Maringá(1998) e doutorado em Física - Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá(2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia, Revisor de periódico da EDUFRO/UNIR e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada. Tem experiência na área de Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Espectroscopia Fotoacústica, Difusividade Térmica, impregnação de polímeros.
Linhas de pesquisa de atua, linha 1 e linha 2. Atividades e projetos na área de ensino: 1- ENSINO SIGNIFICATIVO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA UTILIZANDO EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO. 2016. Concluido. 2- INSTRUMENTAÇÃO PARA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Início: 2015. Em andamento. 3- O Estudo das Lentes e da Visão com Aplicações em Sala de Aula. 2016. Concluido. 4- Aprendizagem significativa no Ensino de Física. 2015. Concluído. 5- A História da Física. 2009. Concluido. 6- Diferentes métodos de aprendizagem para o ensino de Eletrostática. 2008. Concluido. 7- Aplicações do pêndulo no ensino da Física. 2006. Conluído. |
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás(1998), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás(2002) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília(2006). Atualmente é Docente colaborador da Universidade de Brasília, Professor Associado do Fundação Universidade Federal de Rondônia e Professor Associado da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ressonância Ferromagnética, Filmes Magnéticos, Magnetostricção.
Linhas de atuação, linha 1 e linha 2. Atividades e Projetos na área de ensino: 1-Confecção e exposição de atividades experimentais voltadas para docentes de física da rede pública como alternativa de superar a abstração matemática. Início: 2014. Concluido. 2- A construção do conhecimento em física tendo como fator motivador a experimentação lúdica de baixo custo e a constatação de leis científicas já fundamentadas. Início: 2014. Concluído. 3- Nova metodologia para o ensino da termodinâmica. 2009. Concluído. 4- O computador como ferramenta para facilitar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de física. 2009. Concluído. 5- ENSINO DE FÍSICA NOS PERÍODOS FUNDAMENTAL E MÉDIO NAS ESCOLAS DA CIDADE DE MIRANTE DA SERRA. 2007. Conluído. 6- Ensino de Física à distância. 2009.Concluido. |
Possui Graduação em Física pela UNIR (2006), realizando Trabalho de Conclusão de Curso na área de Biofísica. Mestre em Física (2009) e Doutora em Física (2014) com área do conhecimento em Física Experimental, pelo Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física da UnB - Universidade de Brasília na área Física da Matéria Condensada. Pós-doutorado em Ensino de Física (2019) pela Faculdade de Ciências na Universidade do Porto, com projeto de estudo sobre Aprendizagem Significativa, Formação de Professores e uso de Recursos Educativos Digitais (REDs). Atuando principalmente na área de: Ensino de Física, com ênfase em Formação de professores, Aprendizagem significativa, Educação Inclusiva, Recursos Educativos Digitais (REDs) e suas interdisciplinaridades, e Física da Matéria Condensada com ênfase em Nanotecnologia e caracterização Estrutural e Magnética de Nanocompósitos Magnéticos. Linhas de pesquisa de atuação, linha 1 e linha 2:Atividades e projetos na área de ensino de Física:
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